FARMACOVIGILÂNCIA
FARMACOVIGILÂNCIA

O que é Farmacovigilância?
A Farmacovigilância detecta, relata, acompanha e estuda os eventos adversos que podem ocorrer com o uso de qualquer medicamento. Testar a eficácia e segurança de determinada droga, as interações medicamentosas e seus efeitos indesejáveis assegura sempre resultados importantes para a Biolab e seus consumidores, garantindo assim a criteriosa e constante qualidade dos nossos produtos.
Na Biolab, a Farmacovigilância é responsável por receber os relatos de eventos adversos que chegam ao conhecimento da empresa para assim monitorar, avaliar e prevenir possíveis eventos adversos e assim acompanhar, complementar ou alterar as informações técnicas dos produtos, como as bulas e monografias dos produtos. Essas informações são sempre reportadas às Autoridades Sanitárias Nacionais, de acordo com os procedimentos das legislações vigentes.

Qual é a diferença entre Evento Adverso e Reação Adversa?
Reação Adversa é qualquer resposta ao uso de um medicamento que seja nociva e não intencional, e que ocorre nas doses normalmente usadas em seres humanos.
Quando um paciente apresenta alguma condição indesejável durante um tratamento medicamentoso, dizemos que ele teve um Evento Adverso. O evento adverso é qualquer ocorrência médica desfavorável que ocorra durante o uso de um medicamento, não sendo, necessariamente, causada pelo medicamento em questão. Esse evento somente é considerado como reação adversa se for realmente comprovado que o medicamento consumido foi o responsável pela reação.

Eu posso comunicar um Evento Adverso?
Pode e deve. Os relatos espontâneos contribuem para a melhoria da prática terapêutica racional e ajudam a manter a segurança e a eficácia dos produtos Biolab. Você pode ainda relatar uma ocorrência mesmo sem ser o consumidor do produto.

Não hesite em nos contatar caso queira conhecer um pouco mais sobre essa área ou relatar suspeitas de reações adversas durante o uso dos produtos da Biolab, independentemente do grau do evento.

Clique aqui e entre em contato