ESPORTE E EDUCAÇÃO
ESPORTE E EDUCAÇÃO

Educ Esporte
Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e em parceria com a ONG Lacultesp – Lazer, Cultura e Esporte “Qualidade de Vida”, o projeto Educ Esporte aconteceu entre junho/2015 e junho/2016, em Pouso Alegre, Minas Gerais. O Educ Esporte atendeu mais de 100 crianças e adolescentes, com objetivo de incentivar a prática esportiva, com aulas de basquete, vôlei e futsal.

Em Pouso Alegre, o programa foi desenvolvido junto ao Projeto Zoé de Castro Marques (Projeto Chama), que atende atualmente jovens de famílias carentes da cidade e região. O Educ Esporte está em linha com o intuito da Biolab de oferecer para jovens e crianças, por meio do esporte, uma nova perspectiva de vida, com disciplina e educação.

A iniciativa conta ainda com outros três polos em Taboão da Serra (SP) e em Jandira (SP), próximos às unidades fabris da Biolab. O projeto acontece até junho/2017 e contempla mais de 600 crianças.



Esporte Solidário
O Karatê Esporte Solidário aconteceu durante nove anos em parceria com a Biolab por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Ofereceu esporte a serviço da cidadania. Na cidade de Pouso Alegre, sul de Minas Gerais, mais de 600 crianças receberam gratuitamente os ensinamentos do Karatê. Indo além da prática esportiva, as aulas aconteceram duas vezes por semana, quando as crianças receberam orientações sobre exercitar o corpo e a mente, oferecendo conceitos de cooperação, trabalho em equipe e principalmente o exercício da cidadania, formando-os não atletas de um esporte, mas atletas para vida. O resultado foi de alunos que se transformaram em adultos capazes de atuar na sociedade de modo ativo e consciente.

Outro instrumento importante do Karatê Esporte Solidário foi a capacidade de multiplicação. As crianças tornaram-se multiplicadoras do conhecimento aprendido, levando aos demais membros da família as boas práticas aprendidas no programa. Ao todo, o projeto beneficiou mais de 1000 pessoas, contemplando alunos e familiares.

Tratando-se de rendimento esportivo, o projeto apresentou mais sucesso ainda. Além de levar cidadania a inúmeras famílias, o Esporte Solidário foi um berço de campeões, como:



Jéssica Dalt - Medalhista Olímpica Continental com 22 anos, em Guadalajara (em 2011) e tetracampeã pan e sul-americana.



Marina Gallo - Hexacampeã brasileira com 26 anos, campeã sul-americana e tricampeã brasileira.



Karine Fernandes - Campeã brasileira com 19 anos.



Hokari Mateus (16 anos) e sua irmã Renata (13 anos) - Campeões brasileiros.



Maria Cecília(11 anos) - Pentacampeã brasileira e 11 vezes campeã mineira.



Genianne e Alice (ambas de 11 anos) - Campeãs brasileiras.

A receita de tanto sucesso foi também devido a parceria entre a Associação Minas-Kan Karatê-Do e a Biolab, que acredita no forte poder de transformação do Karatê e na saúde que nasce e se mantém através das relações humanas.