fechar

Entenda a importância da hidratação nasal

Publicado em 05 de outubro de 2024

Poeira, baixa umidade do ar, pelos de animais… Existem diversos fatores que podem irritar as paredes internas do nariz. Até o menor contato com alguns desses já provoca um quadro de inflamação, marcado por inchaço das mucosas e a produção excessiva de catarro.

O nariz é a principal porta de entrada do ar que respiramos e também o responsável pela defesa das vias respiratórias. Isso significa que em caso de mal funcionamento, aumentam as chances de infecção por vírus ou bactérias, causando problemas como sinusite, otite, amigdalite e até pneumonia.

No entanto, um dos problemas mais comuns é o nariz entupido que poder ser desencadeado por muitas razões como a rinite alérgica, poluição, perfumes, mudanças de temperatura e em alguns casos até desvio de septo. Por isso, é importante tomar alguns cuidados.

O ideal é manter uma boa hidratação nasal, além de descongestionar o nariz e limpar a mucosa, o procedimento quando realizado diariamente ajuda na prevenção de doenças das vias aéreas. Isso ocorre porque a limpeza das narinas ajuda na eliminação de impurezas e outros eventuais agentes que podem estar aderidos na mucosa nasal.

Para realizar a higienização correta e ainda garantir a hidratação é recomendado utilizar uma solução nasal à base de Hialuronato de Sódio, ativo que mantém a mucosa hidratada e garante que o nariz desempenhe suas funções de filtrar o ar que você respira. É indicado efetuar esse processo em média de três vezes por narina, o que pode variar dependendo de sua rotina de higienização do nariz e do clima na região onde você vive. Quando necessário, assoe o nariz para eliminar as secreções já fluidificadas pela solução. E não se esqueça de respirar pela boca durante a higienização!

Além disso, aliar a hidratação nasal a demais hábitos pode tornar sua rotina mais prazerosa, confira algumas dicas que separamos:

. Mantenha os ambientes limpos e arejados
. Opte por um umidificador para manter o ambiente climatizado
. Ingira bastante líquidos
. Hidrate com recorrência o nariz com soluções a base de cloreto de sódio 9,0mg

O cuidado diário com as narinas pode evitar problemas mais sérios adiante. São as pequenas mudanças que fazem a diferença a longo prazo!

Fontes:
https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec91_PedAmbulatorial.pdf
https://cdn.gn1.link/iapo/manuals/viii_manual_br_21.pdf
https://www.scielo.br/j/rboto/a/tCWPcZYQxNBD4xd9PKyZK7J/?format=pdf&lang=pt
Copyright © Biolab | Direitos Reservados - 2025