La gestión medioambiental es uno de los pilares centrales de las prácticas de sostenibilidad de Biolab y la empresa prosigue su camino de implantación de programas destinados a reducir los impactos medioambientales y el uso consciente de los recursos. Biolab adopta medidas rigurosas para la recogida selectiva, el seguimiento y la mitigación de los impactos ambientales de sus operaciones, centrándose en la preservación de los ecosistemas en los que opera y garantizando el cumplimiento de la normativa ambiental.
Um dos principais projetos ambientais da Biolab envolve o uso sustentável da biodiversidade brasileira. A empresa lançou em 2025 o Higicalm, sabonete íntimo à base de barbatimão (Stryphnodendron adstringens), uma planta nativa do Brasil, em parceria com comunidades locais, promovendo a conservação da biodiversidade e incentivando práticas de extração sustentável. Esse compromisso com a proteção ambiental também se reflete em iniciativas de digitalização de processos na linha de produção, com o objetivo de reduzir o consumo de papel e outros materiais, otimizando o uso de recursos e diminuindo a geração de resíduos.
Outro destaque é o complexo industrial da Biolab em Pouso Alegre (MG), que tem capacidade de produção para mais de 400 milhões de unidades por ano, e em 2025 recebeu o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa expansão foi planejada com base em critérios de sustentabilidade, e a empresa busca obter certificações internacionais, como as da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) e Agência Europeia de Medicamentos (Agência Europeia de Medicamentos), para garantir que seus produtos atendam aos mais altos padrões de qualidade e responsabilidade ambiental.
A Biolab acompanha e monitora a eficácia das práticas de gestão de resíduos e consumo de água por meio de um sistema robusto que inclui auditorias internas, práticas de “Gemba”, gestão de indicadores e reuniões de controles industriais. Além disso, os Comitês de Redução de Perdas discutem processos e implementam ações e projetos de melhoria contínua nos processos de fabricação, visando reduzir o desperdício de materiais e água, bem como aumentar a eficiência operacional.
Conquistas 2024/2025

65% dos resíduos gerados nas atividades da Biolab são direcionados para reciclagem.

Cerca de 90% da energia utilizada pela Biolab vem de fontes renováveis, seja por meio do mercado livre de energia ou energia solar.
Logros 2023/2024
Reducción de 3,5% en la generación de residuos en 2023/2024, captada a través de los Manifiestos de Transporte de Residuos (MTR).
Redução de 1,5% no consumo de energia elétrica em 2023/2024, nas unidades de Taboão da Serra, Jandira, Itapevi, Bragança Paulista e Pouso Alegre.
100% de efluentes industriales generados en 2023/2024 recogidos y dirigidos a Plantas de Tratamiento de Efluentes (ETEs) propias.

Echa un vistazo Relatório de Sustentabilidade 2024/2025 completo
