Maior feira pet mostra novidades no mercado brasileiro
O mês de agosto pode ser dedicado ao cachorro, mas também é a data escolhida anualmente para a Pet South América, maior feira do setor pet. Veja os produtos que bombaram
Entre os dias 13 e 15 de agosto aconteceu a Pet South América, maior feira do ramo pet da América Latina. Neste ano, no Anhembi, houve mais espaço para expor diferentes produtos, em diversos segmentos.
Preciso confessar que este post será absolutamente parcial. Por dois motivos claros: 1) eu não consegui visitar a feira toda, então não posso dizer que vi absolutamente tudo que era novidade; 2) me dedicarei a falar somente sobre produtos que auxiliem no bem-estar. Tinham lançamentos que eram exatamente o oposto: indo contra os comportamentos naturais e necessidades básicas de cães e gatos (principalmente gatos).
Agora que você já sabe do meu olhar, vamos aos produtos!
Comida de Dragão
Com intuito de renovar a produção de proteína e diminuir a desigualdade, uma startup aposta na larva de mosca negra como uma fonte inovadora para pets. São petiscos e suplementos à base de uma proteína hipoalergênica, de baixo custo e sem competição com comida humana. Pode não ser palatável como um bom bife de boi, mas a crocância e a anatomia diferenciada chamam a atenção de cães e gatos.
Pet Games
Uma marca que eu sou super fã, brasileira, com dedicação há anos ao mercado do bem-estar de pets, sempre consegue trazer diferencial. Dessa vez com o Pirutidog, um mordedor diferente, que exige dinamismo para o cão conseguir segurar e roer. Também trouxe as madeiras de café como outra opção de mordedor, em diversos tamanhos.
Sachê natural
Outra marca garantida em toda Pet South América há anos é a Pet Delícia. Com suas latinhas recheadas de gostosuras completas e balanceadas para cães e gatos. A novidade são os sachês de carne e frango, tanto para cães, quanto para gatos. "Não é uma alimentação completa, mas um topping para dar um gostinho da ração", explica Natália Vieira, diretora de marketing. A consistência mais pastosa garantiu a aprovação aqui em casa.
Suplementação e alimentação monoproteica
A quinta pet ganha mercado ano a ano, mas a novidade são as receitas naturais, a vácuo, com possibilidades de dietas para os cães mais sensíveis. Porém, com o avanço das pesquisas em microbioma, os pró e prébióticos estão tomando força. Como é o lançamento da marca, com suplementos para pele, pelo e intestino. Confesso que eu ganhei amostra, mas ainda não deu tempo de testar. Mas é uma proposta bem promissora.
Probiotico com Triptofano
E por falar em probiótico, a marca Mundo Animal, já tem um vasto catálogo que produtos e suplementos que ajudam na saúde dos pets. Mas o que me chamou atenção foi a junção do probiótico com suplementos que ajudam no bem-estar, como triptofano e valeriana. Apenas da quantidade ser muito baixa para que realmente cause alguma melhora no bem-estar, podemos ver uma preocupação em oferecer opções que ajudem os tutores na hora de entender e tratar o pet.
Alimentação pastosa para gatos
A grande chuva de produtos foi para os petiscos pastosos para gatos. Depois que Churu, da Inaba, chegou ao Brasil e sumiu por alguns meses, abriu portas para diversas outras marcas. Porém nem todos são iguais. A maioria fabricada na Ásia, ainda usa proteína de frango em quase todas as formulações. São poucas as marcas que realmente são monoproteicas, como é o caso de Churu. Aliás, a marca japonesa chegou à feira com seu lançamento para cães, o que já era esperado pelo mercado há algum tempo, já que o produto é bastante comum em outros países.
Petisco em pipoca
Confesso que os diferentes modelos de petiscos me chamaram a atenção. Principalmente para gatos. Os bifinhos, altamente conhecidos e desejados pelos cães, podem não ter tanta graça para gatos. Com paladar mais exigente, é preciso inovar também na forma de apresentar a iguaria. A possibilidade de ter "pipoca" de petisco de salmão (proteína única), chamou bastante minha atenção. Não pude testar ainda, afinal o produto da Pet Nutrition chega ao mercado somente em outubro. Mas fica aqui minha dica de um produto que promete para gateiros que amam novidade.
Coleção Hello Kit
A Wow Petiscos consegue inovar a cada ano com coleções voltadas ao bem-estar dos pets e a agradar os olhos humanos. Neste ano, o tema Hello Kit ganhou corações. Não foram só novas embalagens, mas novos produtos. Também com petisco em formato de pipoca, mas proteínas novas e únicas, como de pato. O tamanho diferente para cães e gatos foi o que mais me chamou atenção. Pode parecer algo bobo, mas para quem tem gato, poder oferecer um petisco de menor tamanho, faz muita diferença. E confesso que uso o de gato para treinar cães também. Dura mais.
Pingente tutor + Pet
Seu pet tem identificação? A My Family é uma empresa italiana que leva segurança através de plaquinhas de identificação para pets. Tem com QRcode, com gravação na hora e todas as possibilidades de tecnologia. Mas o que me chamou minha atenção esse ano foi uma coleção de plaquinha para pet e pingente para o tutor. Como um coração dois em um, no qual o interior fica com o pet na coleira e a parte externa fica no colar do tutor. Uma vez que o pet venha a falecer, o tutor pode unir as duas partes e ter seu pet próximo ao seu peito. Achei muito fofo e delicado!
Fear Free Brasil
A novidade que eu mais esperava chegou, chegando. Dr. Marty Becker, médico-veterinário norte-americano, especialista na interação humano-animal e fundador da instituição Fear Free, que promove o bem-estar emocional dos pets, ministrou uma série de palestras ao longo do evento, tanto em salas temáticas, como Médico-Veterinário da Família, Geriatria, Pet Comportamento e Nutrição (ANMV), quanto no estande da PremieRpet, além de participar de um painel exclusivo. Sua presença marca mais uma iniciativa da parceria entre PremieRpet e a Fear Free, da qual a empresa é embaixadora pet food exclusiva no Brasil desde 2024, reforçando seu compromisso com o bem-estar animal e a capacitação de profissionais.
"Trazer o Dr. Marty Becker é um grande privilégio. Ele é uma das principais referências no conceito Fear Free e sua presença reforça o nosso compromisso em oferecer conteúdo científico de alto nível, além de promover práticas que tornam o atendimento veterinário mais acolhedor e seguro para os pets", afirma Ana Duprat, Head de Parcerias Estratégicas da PremieRpet.
Que venha 2026!
Confira a matéria completa: https://www.estadao.com.br/emais/comportamento-animal/maior-feira-pet-mostra-novidades-no-mercado-brasileiro/