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Laboratórios levam remédio à base de cannabis ao varejo

Jornal Valor Econômico Online | 22/09/2022
Ainda que timidamente, os grandes laboratórios brasileiros estão ampliando a oferta de produtos à base de cannabis nas farmácias, mercado que também começa a ser explorado por empresas especializadas em maconha medicinal, como GreenCare e VerdeMed. 

Depois da paranaense Prati-Donaduzzi, que foi pioneira nas drogarias nacionais em 2020 e obteve a primeira aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Biolab estreou no segmento em agosto e, em breve, será a vez da Hypera. As três estão entre as grandes nacionais. 

"Vamos ter toda a linha de produtos à base de canabidiol. Por enquanto, estamos importando, mas quando houver escala, a ideia é produzir no Brasil", disse ao Valor o presidente da Biolab, Cleiton de Castro Marques. Para o empresário, o potencial do mercado de cannabis para uso terapêutico é grande e, em três ou quatro anos, pode alcançar R$ 1 bilhão ao ano. Mas a competição será "feroz", diz.

Hoje, a Biolab oferece no varejo o Promediol, extrato de Cannabis sativa com concentração de 200 miligramas por mililitro, produzido na Suíça. Além do canabidiol (CBD), o extrato, que tem sido usado no tratamento de epilepsia refratária, transtorno de ansiedade e dores crônicas, entre outras indicações, leva tetrahidrocanabinol (THC) em sua composição, dentro do limite previsto na legislação.

Com a oferta do fitoterápico, a Biolab reforça o portfólio na área de sistema nervoso central. "Talvez em dois anos seja possível iniciar a produção local", disse Marques. 

A Hypera ainda não atua no segmento, mas trabalha para isso. "Já estamos nos preparando para lançar em breve medicamentos à base de cannabis, investindo continuamente em inovação", informou, em nota. Conforme a farmacêutica, a entrada nesse mercado está em linha com a estratégia de lançar tratamentos inovadores no Brasil e o peso da área de sistema nervoso central em seu portfólio de medicamentos de prescrição. 

"Identificamos a oportunidade de desenvolver uma opção ainda pouco disponível no Brasil, mas que pode ser transformacional para médicos e pacientes", afirmou. 

Com o reforço do lado da oferta e a chegada de empresas que contam com as maiores equipes de vendas do setor, a expectativa é de aceleração nas vendas de produtos à base de cannabis no varejo farmacêutico. Em 12 meses até agosto, segundo dados da IQVIA, foram R$ 48,6 milhões, comparáveis a R$ 15,9 milhões um ano antes. Esses valores não incorporam a importação de produtos à base de cannabis pelas empresas especializadas para pessoas físicas.

"A importação cresce 100% ao ano há quatro anos. É um mercado pujante e, com a pandemia, teve picos de crescimento", afirmou Tarso Araújo, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Canabinoides (BR Cann). Conforme levantamento da entidade, em 2021, foram concedidas 40.191 novas autorizações para importação de produtos à base de cannabis no país, contra 19.150 no ano anterior. O número total de pacientes ativos estava em 75 mil. 

Segundo o executivo, diante da facilidade de acesso, o varejo farmacêutico tende a se tornar o principal canal de vendas da cannabis medicinal - a importação, com autorização da Anvisa, ainda é um processo moroso. Mas preço mais alto e sortimento limitado são barreiras ao avanço das vendas desses produtos nas farmácias.

Dois temas em discussão neste momento podem mudar esse cenário. A revisão da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 327 da Anvisa, que regula o acesso dos produtos derivados de cannabis às farmácias, e o pedido de desoneração do ICMS para a cannabis medicinal, em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo, poderiam fornecer condições mais favoráveis às vendas no varejo. Mas as expectativas não são elevadas. 
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