Bem-vindo(a) ao Biolab Studio! Este é um portal de conhecimento médico-científico, desenvolvido pela Biolab Farmacêutica, com um rico acervo de materiais voltados para profissionais da saúde prescritores.
Você é nosso convidado para se cadastrar e acessar os conteúdos.
Menu

Sociedade Brasileira de Pediatria lança guia para tratamento de náusea e vômitos indicando o antiemético ondasentrona

SNIFBRASIL | 22/06/2018
A Sociedade Brasileira de Pediatria elaborou o guia prático "Evidências para o Manejo de Náusea e Vômitos em Pediatria", para ajudar os pediatras a estabelecer o diagnóstico exato e a conduta mais adequada para crianças que apresentem vômitos por diferentes causas. O vômito é sempre angustiante para a criança e para os familiares. É um sintoma comum a múltiplas doenças, podendo ser de evolução aguda e crônica. "O pediatra tem papel fundamental na identificação de uma criança ou adolescente que precisa de maior investigação e ele é o responsável pelas medidas terapêuticas a serem adotadas na avaliação inicial do paciente com vômitos", explica o gastroenterologista pediátrico dr. Mauro Batista Morais, atual presidente do Departamento de Gastrenterologias da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O vômito é uma das queixas mais frequentes nas consultas pediátricas e, juntamente com as náuseas, pode ser sintoma de um processo controlável ou, até mesmo, a primeira manifestação de um processo grave, além de poder causar outros problemas, como desidratação e complicações metabólicas, havendo em muitos casos a necessidade de internação. O dr. Mauro Morais alerta ser importante analisar caso a caso, fazendo diagnóstico correto, a fim de propor o tratamento específico das diferentes doenças causadoras do vômito, o que é fundamental para o controle destas manifestações.

Se o quadro for grave, acompanhado de diarreia aguda, por exemplo, ocasionado por infecção de vírus ou bactéria, é apropriado utilizar um produto antiemético. "No passado, os medicamentos da classe dos antieméticos eram questionados pelos organismos internacionais e nacionais, pois ocasionavam sonolência. Porém, novos estudos científicos realizados em outros países e metanálises atuais comprovaram a eficácia do antiemético ondansetrona, que não causa sonolência", explica o presidente do Departamento de gastrenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

É importante fazer avaliação cuidadosa do paciente com vômitos. O diagnóstico diferencial constitui grande desafio na prática diária. Avaliações regulares nas fases iniciais de um quadro com vômitos garantem que doenças graves não sejam negligenciadas e evite-se o aparecimento de complicações, como a desidratação", conclui o dr. Mauro Morais.

 
Ver na íntegra
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você está ciente de tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.