A confirmação da gestação proporciona um mix de sentimentos às futuras mamães – sejam elas de primeira viagem ou não. Após a comemoração, a expectativa da chegada de um novo integrante na família passa a exigir cuidados redobrados com a saúde.
Isso ocorre porque durante a gravidez as funções metabólicas das mulheres passam por várias alterações e, para tornar esse período de nove meses especial, é preciso adotar alguns cuidados com alimentação, estado emocional e pressão arterial, entre outros tópicos.
A ingestão de vitaminas e nutrientes é um dos pontos de atenção. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 41,8% das gestantes em todo o mundo sejam anêmicas, sendo grande parte dos casos de anemia ligada à deficiência de ácido fólico e ferro.
Assim, as mulheres necessitam de dieta balanceada para manter a saúde da mãe e também o desenvolvimento saudável do bebê. Dentre os inúmeros aliados nesse momento, o
ácido fólico (vitamina B9) é indicado antes da concepção até o final do 1º trimestre da gestação, devido à atuação na prevenção dos defeitos do tubo neural da criança (DTN).
A suplementação do ácido fólico é extremamente importante para a prevenção de defeitos congênitos e a dosagem correta também deve ser levada em consideração. A OMS recomenda a ingestão de 400 microgramas por dia, iniciando-se dois meses antes da gravidez planejada.
Nas primeiras 12 semanas, o ácido fólico participa de várias funções no organismo e, administrado na dosagem e período corretos, protege o bebê, auxiliando o fechamento do tubo neural e contribuindo para o neuro desenvolvimento do embrião.
A concentração de ácido fólico circulante no sangue antes da fertilização é mais um passo para a gestação de um bebê saudável. Isso porque a vitamina é usada pelo organismo para produzir novas células, contribuindo para o crescimento daquelas que formarão os órgãos e tecidos fetais no início da gravidez.
Como o armazenamento do ácido fólico não é possível, é preciso fornecê-lo continuamente. A alimentação também faz parte de uma gravidez saudável, mas é difícil obter a quantidade diária recomendada de ácido fólico apenas com a dieta. Por isso, sociedades médicas internacionais, como o FDA (EUA), recomendam a suplementação da vitamina B9 (ácido fólico).
Para te auxiliar nesse momento especial, separamos dicas que podem te ajudar a ter uma gestação mais saudável com variedade de ingredientes que aumentam a ingestão de nutrientes essenciais:
- Consuma em grandes quantidades vegetais de todos os subgrupos – verde escuro, vermelho e laranja, leguminosas (feijão, grão-de-bico e ervilha) e ricos em amido, entre outros
- Frutas são ricas em fibra e para aproveitar todos os seus nutrientes é importante consumi-las inteiras
- Laticínios com baixo teor de gordura são boas opções para o dia a dia, incluindo leite fortificado, iogurte, queijo ou bebidas de soja
- Aproveite as variedades de alimentos proteicos, como carnes magras e aves, ovos, nozes, sementes e produtos à base de soja
Além dos cuidados com a alimentação, as consultas médicas e os exames periódicos devem ser frequentes durante a gravidez, pois são muitos os fatores a serem analisados. Nunca é demais reforçar dados científicos quando falamos do futuro das crianças!
Fontes:
https://aps-repo.bvs.br/aps/como-deve-ser-a-prescricao-de-acido-folico-e-sulfato-ferroso-durante-a-gestacao/
http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/guia_gestantes.pdf
https://www.fda.gov/consumers/free-publications-women/suplementos-dieteticos-dietary-supplements
https://www.fda.gov/food/people-risk-foodborne-illness/consejos-dieteticos-para-futuras-mamas
https://www.febrasgo.org.br/media/k2/attachments/Serie-DTN-2a-ed-web.pdf
https://portal.fiocruz.br/noticia/nutricionistas-dao-dicas-de-alimentacao-saudavel-durante-gravidez