Bem-vindo(a) ao Biolab Studio! Este é um portal de conhecimento médico-científico, desenvolvido pela Biolab Farmacêutica, com um rico acervo de materiais voltados para profissionais da saúde prescritores.
Você é nosso convidado para se cadastrar e acessar os conteúdos.
Menu

Acúmulo de gordura no fígado é alerta para saúde

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), conhecida como "esteatose hepática" tem se tornado uma preocupação cada vez mais comum. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hepatologia, de 20% a 30% da população sofrem dessa condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no fígado. Ao contrário do que muitos podem imaginar, nem toda doença no fígado está relacionada ao consumo de álcool. Existem uma série de doenças que podem afetar o fígado, como infecções virais, álcool e excesso de gordura hepática chamado de DHGNA.


As principais causas da DHGNA estão relacionadas a distúrbios metabólicos, como hipertensão, níveis anormais de gordura  no sangue e resistência à insulina e diabetes tipo 2. Além disso, a falta de atividade física associada à dieta desbalanceada e uma predisposição genética podem contribuir para o aparecimento da doença. Geralmente, o indivíduo não apresenta sintomas iniciais e pode ter o diagnostico através da ultrassonografia do abdômen feita por outros motivos ou, até mesmo, no check-up anual.

 
Sua evolução é silenciosa e, quando não tratada, a doença pode progredir para estágios mais avançados, com consequências graves para a saúde, como esteato-hepatite não alcoólica (EHNA), fibrose, cirrose e até câncer de fígado. É importante ressaltar que a progressão da DHGNA varia de pessoa para pessoa e nem todos desenvolverão essas complicações. Sua velocidade de progressão pode ser influenciada por diversos fatores, como estilo de vida e resposta individual ao tratamento.

 
No entanto, é essencial buscar atendimento médico e seguir um plano de tratamento adequado. Isso ajuda a controlar a progressão da doença, minimizar o risco de complicações e preservar a saúde do fígado. Além disso, prevenir é sempre a melhor estratégia. Separamos dicas para manter seu organismo funcionando bem e saudável!

 
. Adotar um estilo de vida saudável é essencial tanto para evitar o aparecimento da DHGNA,  quanto para quem já foi diagnosticado. Isso inclui manter um peso adequado por meio de dieta equilibrada e atividade física regular.
 
. Dê preferência a uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Evite alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras saturadas, açúcares adicionados e carboidratos refinados. Procure a ajuda de um nutricionista para criar um plano alimentar adequado às suas necessidades e rotina.
 
. Pratique atividade física regularmente: Exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas, natação ou ciclismo, ajudam a reduzir e prevenir o depósito de gordura no fígado. Procure fazer exercícios regularmente, em média cinco dias de atividade física moderada por semana, por um período de 30 a 40 minutos. No entanto, o aumento na pratica de atividades físicas pode ser benéfico, mesmo que não atinja o total recomendado.
 
. Se você tiver diabetes, dislipidemia ou hipertensão, é importante controlá-las adequadamente, seguindo as orientações médicas. Isso ajuda a reduzir o risco de progressão da doença.
 
. Embora a DHGNA não esteja relacionada ao consumo de álcool, é importante evitar ou limitar o consumo para preservar a saúde do fígado.
 
Lembre-se de que essas dicas são apenas orientações gerais. Cada pessoa pode ter necessidades específicas. Portanto, é fundamental trabalhar em conjunto com um profissional de saúde para desenvolver um plano de cuidados individualizado.
 
Fontes:
https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/44965/1/2022_D%C3%A9boraGon%C3%A7alvesdaSilva.pdf
https://universidadefbg.com.br/arq/livros/ebook_DHGNA.pdf
https://diretriz.diabetes.org.br/doenca-hepatica-gordurosa-metabolica-dhgm/
https://sbhepatologia.org.br/pdf/revista_monotematico_hepato.pdf

13 | junho | 2023
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você está ciente de tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.