Alergia ou intolerância ao leite de vaca? O que meu filho tem?

Se seu filho está na primeira infância, ou seja, tem até 3 anos de idade, o quadro mais provável é que ele apresente alergia às proteínas do leite de vaca (APLV). A alergia acontece quando o organismo identifica alguma substância como ameaça e passa a combatê-la, gerando sintomas, nesse caso choro frequente, diarreia, vômito, perda de peso e ocorrência de dermatite.

A intolerância ao leite de vaca ocorre depois da primeira infância, já que nós somos os únicos mamíferos que continuam tomando leite depois de crescer. Em muitos casos, o corpo não está preparado para isso e passa a ter dificuldade na digestão.

A APLV é a alergia mais comum apresentada nessa faixa etária e atinge de 3% a 5% dos bebês. O único tratamento é a suspensão total do leite e de produtos à base desse alimento. Porém, as crianças precisam dos componentes do leite para seu desenvolvimento e para isso existem fórmulas específicas.

As fórmulas à base de proteínas da soja não são indicadas para esses bebês, pois podem alterar os níveis hormonais. Os produtos formulados a partir das proteínas hidrolisadas do leite de vaca atendem as questões nutricionais, mas não têm gosto agradável. Já as fórmulas que utilizam as proteínas do arroz são uma excelente opção. Além de conter todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança, elas têm gosto melhor e assim proporcionam melhor aceitação.

 
15 | janeiro | 2018
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado