Bem-vindo(a) ao Biolab Studio! Este é um portal de conhecimento médico-científico, desenvolvido pela Biolab Farmacêutica, com um rico acervo de materiais voltados para profissionais da saúde prescritores.
Você é nosso convidado para se cadastrar e acessar os conteúdos.
Menu

Atividade física pode ser prejudicial à saúde?

O fim do ano está chegando e você, se ainda não pegou, vai pegar sua lista de metas e ter orgulho de todas as conquistas até aqui. Algumas metas podem até ter sido deixadas de lado devido à rotina intensa, mas, não se preocupe, quando o assunto é saúde sempre há algo que podemos fazer para melhorar. Então, que tal aproveitar a virada de um ano para colocar no papel (e em prática) as metas ainda pendentes e criar novos objetivos para o ano que está chegando. Um exemplo: iniciar um esporte ou alguma atividade física.


Se você é do tipo de pessoa que tem dificuldade para realizar exercícios, ou está começando agora, não ultrapasse seus limites, faça devagar e no seu tempo. Lembre-se do ditado popular: "devagar se vai longe". O mais importante é ter constância e continuar praticando. Afinal, atividade física é para a vida toda.


É comum aumentar o limite do dia ou da semana anterior com foco na evolução da resistência. Mas isso deve ser feito de forma progressiva e, sempre que possível, seguindo orientação profissional. Se a progressão for repentina, você poderá sentir fadiga ou sensação de queimação muscular devido ao grande esforço. O importante é saber diferenciar os sinais para não ultrapassar os limites do seu corpo.


Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, na média uma em cada cinco pessoas que praticam esportes tem lesões. É bastante. Os problemas físicos mais prevalentes são contusões (39,6%), luxações (30,2%), distensões (11,3%). Atenção: futebol e musculação são as atividades em que ocorrem mais lesões.


O corpo humano tem um sistema pré-definido de autopreservação, ou seja, ele vai te avisar quando atingir o esforço máximo. Portanto, cãibras, náuseas, tremores, dor de cabeça, temperatura elevada, vista embaçada ou escurecida e desmaios devem ser levados a sério. A sensação de que não há força suficiente para realizar os movimentos e a perda de coordenação motora também são sinais de alerta.


As consequências de exercícios de alta intensidade de exercícios sem preparo físico adequado e de forma repentina podem ser problemas musculares, articulares e tendinites, além daqueles que afetam a imunidade e até o sistema cardiovascular.


Com acompanhamento de um médico, a suplementação de uma fórmula que combine colágeno hidrolisado, colágeno tipo II não hidrolisado e ácido hialurônico pode contribuir para a manutenção da cartilagem articular. Esses componentes promovem ação complementar e sinérgica, reduzindo o processo inflamatório, melhorando a funcionalidade da cartilagem e proporcionando qualidade de vida para quem busca hábitos de vida mais saudáveis.


Atenção e cuidado são importantes, o que não significa desistir da atividade física. Pelo contrário! É fundamental manter-se ativo, o que deve se tornar uma prática constante. Veja como se exercitar com conforto e segurança:


. Antes de começar a se exercitar, marque consulta médica para checar suas condições de saúde;
. Escolha um profissional capacitado para monitorar seus exercícios. Assim é possível diminuir os riscos de movimentos que prejudiquem ou desgastem a musculatura;
. Siga uma rotina diária de exercícios para alcançar o condicionamento físico necessário e evitar lesões;
. Alongue todo o seu corpo antes (e depois) de qualquer atividade física;
. Opte por alimentação rica em nutrientes, com proteínas e carboidratos, para ajudar ainda mais a prevenção de lesões musculares;
. Hidrate-se antes, durante e depois dos exercícios;
. Dê intervalos com o descanso correto para o seu corpo durante e após as atividades físicas. Essa prática também é muito importante para o corpo se recuperar e evoluir;
. Fique atento a dores excessivas ou mal-estar durante e após as práticas.


Converse com médicos e educadores físicos para entender as necessidades do seu corpo e escolher a melhor opção de esporte. O importante é estar em movimento – sempre dentro dos limites!


Fontes:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2019/6-habitos-que-provam-voce-pode-fazer-atividade-fisica-no-dia-a-dia
https://rbo.org.br/detalhes/1782/pt-BR/lesao-muscular-perspectivas-e-tendencias-atuais-no-brasil
https://www.scielo.br/j/rbme/a/ccZ5FZDjZSXyFd7vPRPSn7J/#:~:text=O%20percentual%20de%20les%C3%B5es%20em,atividades%20onde%20mais%20ocorreram%20les%C3%B5es.
https://www.scielo.br/j/rbme/

12 | dezembro | 2023
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você está ciente de tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.