Bem-vindo(a) ao Biolab Studio! Este é um portal de conhecimento médico-científico, desenvolvido pela Biolab Farmacêutica, com um rico acervo de materiais voltados para profissionais da saúde prescritores.
Você é nosso convidado para se cadastrar e acessar os conteúdos.
Menu

Conscientização sobre câncer de mama o ano inteiro

O câncer de mama é o tipo mais comum em mulheres, ficando atrás somente para o câncer de pele não-melanoma. Segundo a Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, publicação do Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão 74 mil casos da doença por ano até 2025.

Esse problema ocorre devido ao aumento desordenado das células da mama, que resulta na formação de células anormais que se multiplicam e se transformam em tumores. Além disso, existem vários tipos de câncer de mama – dos mais comuns aos raros e extremamente graves.

Embora o câncer de mama seja mais comum em mulheres acima de 40 anos, também pode acometer jovens. As mais propensas a desenvolver essa doença são as que, ao longo da vida, passaram por: menstruação precoce ou menopausa tardia, reposição hormonal prolongada, problemas endócrinos ou fatores genéticos e hereditários.

Outro dado importante do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é sobre o mapeamento dos índices de casos de câncer de mama. As regiões mais desenvolvidas, como Sul e Sudeste, são as que mais registram casos de mulheres com essa doença!

Vale destacar que homens também podem ser afetados, apesar de ser raro para qualquer faixa etária do sexo masculino. Os tumores de mama podem aparecer em homens acima dos 60 anos e naqueles que possuem casos anteriores de câncer na família.

Os sintomas podem variar de acordo com o paciente. Por isso, é essencial realizar os exames de rotina nos intervalos recomendados: mamografia – todo ano a partir dos 40 anos – e ultrassom de mama – uma vez por ano a partir dos 25 anos. 

Uma dica valiosa para o diagnóstico precoce: aproveite a hora do banho para tocar os seus seios e se familiarizar com eles. Assim, fica mais fácil reconhecer alterações que venham a surgir. A melhor época do mês para a mulher que ainda menstrua realizar o autoconhecimento das mamas é logo após a menstruação, quando as mamas estão menos inchadas. Já para as mulheres que entraram em menopausa, o toque pode ser realizado em qualquer época do mês.

Além dessa periodicidade, alguns sinais merecem atenção especial:

. Inchaço ou vermelhidão na região das mamas

. Nódulo endurecido na mama, na axila ou pescoço

. Irritação ou curvaturas nas mamas

. Dor na mama ou no mamilo

. Inversão do mamilo

. Concentração ou encolhimento da pele ou do mamilo

. Secreção serosa ou com sangue expelida pelos mamilos

Entre as medidas que contribuem para a prevenção primária da doença, estão: prática diária de atividade física, manter o peso corporal adequado e adotar alimentação mais saudável. A amamentação também é um fator protetor. 

Devido ao número crescente de casos, a Fundação Susan G. Komen for the Cure criou na década de 1990 o movimento internacional Outubro Rosa, que anualmente compartilha informações e promove a conscientização sobre o câncer de mama. A causa proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribui para a redução da mortalidade no Brasil e no mundo. 

Aproveite a campanha de outubro para agendar a mamografia e reforçar hábitos de prevenção para o ano inteiro. Quanto mais cedo a doença for descoberta maiores as chances de cura! Pratique o autoconhecimento. Toque-se. 

Fontes:
https://bvsms.saude.gov.br/cancer-de-mama/
https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/cartil1.pdf
https://www.who.int/pt/news/item/03-02-2021-breast-cancer-now-most-common-form-of-cancer-who-taking-action
https://www.sbmastologia.com.br/o-cancer-de-mama/
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php?p=5776
https://bvsms.saude.gov.br/inca-lanca-a-estimativa-2023-incidencia-de-cancer-no-brasil/
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/controle-do-cancer-de-mama/conceito-e-magnitude#:~:text=O%20c%C3%A2ncer%20de%20mama%20%C3%A9%20o%20mais%20incidente%20em%20mulheres,novos%20por%20c%C3%A2ncer%20em%20mulheres.
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/controle-do-cancer-de-mama/fatores-de-risco

06 | outubro | 2023
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você está ciente de tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.