Biolab Pro
Bem-vindo(a) ao Biolab Studio! Este é um portal de conhecimento médico-científico, desenvolvido pela Biolab Farmacêutica, com um rico acervo de materiais voltados para profissionais da saúde prescritores.
Você é nosso convidado para se cadastrar e acessar os conteúdos.
Menu

Cuidados antes de começar a correr

Toda prática esportiva, quando realizada de maneira adequada, agrega benefícios para o corpo, pois melhora o condicionamento cardiopulmonar e muscular, reduzindo o risco de doenças cardíacas e metabólicas. Além disso, aumenta a disposição e reduz o estresse emocional. 

Entre as principais escolhas dos atletas amadores está a corrida de rua. Alternativa justificável, por ser uma prática de baixo custo, proporcionar flexibilidade de horários e fácil acesso a locais para treino. Alerta: não esquecer jamais que, para praticar esta atividade, o atleta deve estar atento a sua própria segurança em relação ao espaço escolhido para a prática do exercício.

O sucesso de qualquer atividade física está diretamente relacionado às orientações corretas para realizar os exercícios e evitar lesões articulares e/ou musculares. O ideal é procurar orientação profissional adequada antes de começar as atividades físicas, seja qual for a escolhida. 

Para a corrida de rua, por exemplo, é preciso procurar um médico – de preferência ortopedista ou cardiologista, ou ainda médico do esporte ou educador físico. Dessa maneira, realizará os exercícios de maneira correta, poderá se desenvolver e chegar a sua meta, respeitando as limitações do corpo e evitando lesões nas articulações e nos ossos.

Vale ressaltar que exercícios, como a corrida, provocam o aumento de impacto nas articulações, principalmente dos joelhos, tornozelos e quadris, as quais recebem sobrecarga maior quando comparada a uma atividade normal do dia a dia.
As articulações são revestidas por uma fina camada de proteção, chamada cartilagem. Esta estrutura serve tanto para absorver o impacto quanto para minimizar o atrito durante o deslocamento dos ossos. Portanto, a cartilagem sofre desgaste durante a prática de qualquer atividade.

Conforme a intensidade, a proporção de sobrecarga na cartilagem pode ser mais elevada ou reduzida. Por exemplo: corrida, salto ou uma simples caminhada correspondem a diferentes graus de sobrecarga. Importante: ação contínua e duradoura pode favorecer o surgimento das lesões na cartilagem.

O desenvolvimento de terapias para conter ou reverter lesões nas cartilagens é um grande desafio para a medicina. Um dos caminhos mais inovadores é a união de componentes, o que possibilita uma ação mais efetiva. O peptídeo de colágeno na sua forma hidrolisada torna o colágeno mais digerível pelo organismo, o que contribui para a manutenção da cartilagem das articulações e para melhorar a dor articular.

Outros componentes importantes são o colágeno tipo II não hidrolisado, que reduz o processo inflamatório, e o ácido hialurônico, que atua na melhora da funcionalidade das articulações, reduzindo a dor e auxiliando na manutenção das articulações. Juntos, esses três compostos representam importantes soluções de saúde e qualidade de vida para os pacientes e demonstram uma verdadeira revolução nos tratamentos.
 
06 | novembro | 2020
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado