Biolab Pro
Bem-vindo(a) ao Biolab Studio! Este é um portal de conhecimento médico-científico, desenvolvido pela Biolab Farmacêutica, com um rico acervo de materiais voltados para profissionais da saúde prescritores.
Você é nosso convidado para se cadastrar e acessar os conteúdos.
Menu

Cuide da saúde do corpo e das articulações

A prática de atividade física é fundamental e traz diversos benefícios para o corpo, porém, independente da modalidade escolhida, é necessário adotar alguns cuidados para evitar lesões articulares e musculares, que podem transformar este hábito saudável em um grande problema.
 
As articulações são revestidas por uma fina camada de proteção, chamada cartilagem, que serve tanto para absorver o impacto, como para minimizar o atrito durante o deslocamento dos ossos. Com a sobrecarga constante da cartilagem, ocorre dano nas células que produzem o seu equilíbrio, consequentemente ocorre a sua degradação. Durante a prática esportiva, as articulações, principalmente dos joelhos, tornozelos e quadril, recebem uma sobrecarga maior quando comparada a uma atividade normal do dia a dia, aumentando o seu desgaste.
 
Cuidar da cartilagem é a principal forma de prevenção das lesões articulares. Recomenda-se utilizar suplementos que auxiliem na proteção da cartilagem desgastada pelo envelhecimento normal do ser humano e que pode ser potencializada pela prática de atividade física, principalmente as de impacto.  
 
Os suplementos mais indicados para estas situações são os peptídeos de colágeno. Estudos demonstram que o uso de peptídeos de colágeno   auxilia na melhora da dor e qualidade de vida de pessoas com doenças articulares bem como em indivíduos com dor aos esforços que ainda não apresentem doenças articulares.
 
A decisão de iniciar qualquer exercício físico, é importante passo para uma vida mais saudável, no entanto, antes de começar uma rotina de atividade física ativa é fundamental buscar orientação especializada.
 
Referências
  • 1- Dar Q-A, et al. Oral hydrolyzed type 1 collagen induces chondroregeneration and inhibits synovial inflammation in murine posttraumatic osteoarthritis. Osteoarthritis Cartilage. 2016 Apr;24(Suppl 1):S532-3.
  • 2. Clark KL, et al. 24-Week study on the use of collagen hydrolysate as a dietary supplement in athletes with activity-related joint pain. Curr Med Res Opin. 2008; 24(5):1485-96.
  • 3. Benito-Ruiz P, et al. A randomized controlled trial on the efficacy and safety of a food ingredient collagen hydrolysate for improving joint comfort. Int J Food 5ci Nutr 2009:60:99-113.
  • 4. Trč T, et.al. Efficacy and tolerance of enzymatic hydrolysed collagen (EHC) vs. glucosamine sulphate (GS) in the treatment of knee osteoarthritis (KOA). Int Orthop. 2011; 35(3):341-8.
  • 5. Disfor®: peptídeos de colágeno Peptan® + vitamina D. Insert do produto. Taboão da Serra, SP: Biolab Sanus Farmacêutica Ltda, 2017.
  • 6. Peptan®B: peptídeos de colágeno de origem bovina. Dados de arquivo. Amparo, SP: Rousselot Gelatinas do Brasil Ltda.
10 | dezembro | 2018
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado