Doar sangue é importante por vários motivos.
Para começar, a doação de apenas 450 ml de sangue possibilita salvar até 4 vidas. Isso é possível porque o sangue doado é fracionado e dividido, por centrifugação, em quatro partes, de acordo com seus hemocomponentes:
- Concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos): indicado para tratar anemias e hemorragias agudas
- Concentrado de plaquetas: utilizado para reposição nos casos em que os baixos níveis desse componente colocam o paciente em risco de hemorragia
- Plasma: indicado para o tratamento de pacientes com distúrbios de coagulação
- Crioprecipitado: indicado para controle ou prevenção de hemorragias relacionadas à diminuição de fibrinogênio, doença de von Willebrand e hemofilia A
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o sangue doado não faz falta ao voluntário, isso porque uma pessoa adulta tem aproximadamente de 4 a 6 litros de sangue circulante e, normalmente, o volume do sangue doado é reposto em até 24 horas após a doação pelo próprio organismo.
Apesar de muitos benefícios e facilidade para se tornar um doador, o nível de doação está aquém do ideal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrem 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, são feitas cerca de 3,4 milhões de doações. Ou seja: apenas 1,8% da população brasileira doam sangue regularmente. Para a ONU, o ideal é que de 3% a 5% da população sejam doadores.
E quando se trata de tipos sanguíneos mais raros, os hemocentros sofrem ainda com a baixa. O tipo O-, por exemplo, é o mais usado e se torna o mais desejado pelos hospitais em situações de acidentes e cirurgias de emergências. Os médicos recorrem a esse tipo sanguíneo nos momentos em que o paciente está sem condição de dizer qual sua tipagem.
São poucos os doadores que compartilham desse tipo sanguíneo. De acordo com o Ministério da Saúde apenas 7% da população brasileira fazem parte desse grupo.
Para doar, é preciso estar com boa saúde, ter feito uma refeição leve, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação e levar documento de identificação oficial com foto. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos podem doar, desde que não esteja impossibilitado de acordo com os critérios abaixo.
- O voluntário não pode pesar menos de 50kg
- Pessoas com pressão alta ou baixa no momento da doação
- Portadores de diabetes
- Não ter realizado nenhuma doação de sangue antes dos 60 anos
- Quem já teve algum tipo de câncer, leucemia, tuberculose
- Gestantes ou lactantes
- Homens só podem doar até 4 vezes por ano e mulheres até 3 vezes
Se você já é um doador de sangue, parabéns. Se não é, fica aqui o convite para fazer parte desta campanha. Doe amor, doe vida!
Fonte: Minha Vida e Drauzio Varella, Saúde Abril, Bio em Foco, Associação Brasileira de Banco de Sangue