Bem-vindo(a) ao Biolab Studio! Este é um portal de conhecimento médico-científico, desenvolvido pela Biolab Farmacêutica, com um rico acervo de materiais voltados para profissionais da saúde prescritores.
Você é nosso convidado para se cadastrar e acessar os conteúdos.
Menu

É tempo de sol (e de proteção!)

Com a chegada do período mais quente do ano, é momento de aproveitar os dias mais longos e as horas a mais de sol que o clima proporciona. Mas, como fazer isso de forma segura, mantendo a pele bonita e saudável? 

Nessa época, diversos fatores contribuem para o aumento da exposição ao sol por longos períodos, como os feriados do final do ano, as férias escolares e o clima ideal para passar mais tempo na piscina, nos parques e na praia.
 
E é aí os problemas começam a aparecer: ressecamento, descamação, manchas, vermelhidão e queimaduras na pele tornam-se mais comuns e, pior, contribuem para o envelhecimento precoce devido à ação dos raios ultravioletas. Aumenta até mesmo a ocorrência de câncer de pele a longo prazo.

Isso é muito preocupante – de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a 27% dos tumores malignos diagnosticados no Brasil. Mas, apesar de ser o tipo mais frequente, tem baixo índice de letalidade e pode ser tratado e, principalmente, prevenido. 

Por isso, é importante alertar sobre os cuidados diários com o maior órgão do corpo humano: nossa pele.
 
  • Hidrate-se, consumindo a quantidade adequada de água e líquidos;
  • Aplique protetor solar diariamente no corpo todo, com antecedência de no mínimo 30 minutos antes da exposição ao sol. Reaplique a cada 2 horas;
  • Use e abuse do hidratante corporal. Sua ação contribui para criar uma barreira que mantém o nível adequado de umidade da pele e, consequentemente, sua hidratação;
  • Evite a exposição ao sol durante o período entre 10h e 15h;
  • Consuma alimentos ricos em betacaroteno. Ele é um antioxidante natural conhecido pela proteção contra os raios ultravioletas. Está presente na cenoura, abóbora, maçã, no mamão e em outras frutas e legumes alaranjados;
  • Durante o banho, use sabonetes de acordo com o seu tipo de pele. A temperatura da água deve ser fria ou morna para evitar o ressecamento.
 
Para auxiliar ainda mais na prevenção da exposição solar, converse com o seu dermatologista para conhecer suplementos alimentares com antioxidantes, como a combinação de astaxantina e luteína. O primeiro atua na inibição do fotoenvelhecimento, diminui a hiperpigmentação e auxilia a hidratação da  pele. Já a luteína oferece proteção potencializada da pele contra os efeitos da exposição à radiação solar, melhora a elasticidade da pele e filtra a luz azul, responsável pelos danos causados pelos raios UV. 

Chegar em casa após um dia aproveitando o sol fica melhor quando você está com a proteção adequada! 

Fontes:
https://bvsms.saude.gov.br/dicas-de-verao-cuidados-com-a-pele/#:~:text=A%20combina%C3%A7%C3%A3o%20sol%2C%20areia%2C%20praia,reproduzam%20e%20causem%20a%20doen%C3%A7a.
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/7-motivos-para-usar-protetor-solar-todos-os-dias/
https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/estimativa-2020-incidencia-de-cancer-no-brasil.pdf
 https://biolabdermatologia.com.br/produtos/reaox-ultra
02 | fevereiro | 2024
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você está ciente de tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.