Bem-vindo(a) ao Biolab Studio! Este é um portal de conhecimento médico-científico, desenvolvido pela Biolab Farmacêutica, com um rico acervo de materiais voltados para profissionais da saúde prescritores.
Você é nosso convidado para se cadastrar e acessar os conteúdos.
Menu

Fatores de risco que podem desenvolver Alzheimer

Conhecida por causar sérios problemas de memória nos portadores, a doença de Alzheimer é neurodegenerativa e sem cura.  O principal fator de risco para desenvolver a Doença de Alzheimer é a idade. Segundo a Alzheimer Disease International (ADI), federação internacional que discute a doença ao redor do mundo, a demência afeta entre 5 a 8% de todas as pessoas acima de 60 anos de idade, aumentando para cerca de 40% com mais de 90 anos. No Brasil, afeta 1 milhão de pessoas.

Alzheimer caracteriza-se pela morte dos neurônios nas regiões responsáveis pelas funções cognitivas, que é resultado do acúmulo excessivo de diferentes proteínas no cérebro – ainda de causas desconhecidas. Essa destruição leva à perda de memória, de habilidades linguísticas e mudança do comportamento. 

A doença costuma evoluir de forma lenta. Na fase inicial, os sinais têm menor intensidade, como confusão mental leve e dificuldade de se lembrar de acontecimentos recentes. Os sintomas evoluem para dificuldade de falar, realizar simples tarefas, incontinência urinária e fecal, agitação e deficiência motora progressiva. 

Mesmo sem cura, o tratamento tem como objetivo atrasar a evolução da doença, preservando por mais tempo as funções intelectuais e garantindo qualidade de vida. Quanto mais cedo o cuidado começar, mais eficaz é. 

Listamos os 12 fatores de risco mais comuns segundo a Alzheimer Disease International:

. Sedentarismo
. Fumar
. Consumo excessivo de álcool
. Poluição do ar
. Ferimentos de alto impacto na cabeça
. Pouco contato social
. Obesidade
. Baixo nível de escolarização na infância
. Hipertensão
. Diabetes
. Depressão
. Deficiência auditiva

O diagnóstico de uma doença sem cura pode ser a pior das notícias para quem a recebe e também para seus familiares.  A adaptação a uma nova realidade é um grande desafio, mas não é preciso passar por isso sozinho. 

Existem grupos de apoio que compõem uma grande rede de ajuda para quem cuida e é cuidado. Além disso, são locais de trocas de experiências e informações sobre as melhores formas de lidar com a doença. A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) tem unidades em diferentes regiões e contribui para mostrar que você e sua família não estão sozinhos!

Risk factors and risk reduction
https://www.alzint.org/about/risk-factors-risk-reduction/

Doença de Alzheimer
https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-alzheimer-3/#:~:text=Doen%C3%A7a%20de%20Alzheimer%20%C3%A9%20a,central%20come%C3%A7a%20a%20dar%20errado.

O que é a Doença de Alzheimer?
https://www.alzheimer-clarity.info/pt/o-que-e-doenca-de-alzheimer

World Alzheimer Report
https://www.alzint.org/resource/world-alzheimer-report-2015/

A doença de Alzheimer: aspectos fisiopatológicos e farmacológicos
https://www.scielo.br/j/rprs/a/LNQzKPVKxLSsjbTnBCps4XM

Grupos de apoio ao familiar cuidador
http://abraz.org.br/assistencia-abraz/grupos-de-apoio-ao-familiar-cuidador

23 | novembro | 2022
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você está ciente de tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.