Bem-vindo(a) ao Biolab Studio! Este é um portal de conhecimento médico-científico, desenvolvido pela Biolab Farmacêutica, com um rico acervo de materiais voltados para profissionais da saúde prescritores.
Você é nosso convidado para se cadastrar e acessar os conteúdos.
Menu

Hábitos alimentares saudáveis ao seu alcance: vem aprender!

O consumo de alimentos variados, é essencial para a nossa saúde. Para ser completa, as refeições diárias devem incluir carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Criar uma rotina com hábitos alimentares impacta na qualidade de vida com efeitos positivos no aumento da concentração, memória, e, claro um forte aliado à prevenção e tratamento de doenças.

Você sabia que é possível aumentar a expectativa de vida com uma alimentação saudável?

Com base em dados do estudo Global Burden of Disease (2019), foi usada uma tabela para estimar como a expectativa de vida é alterada de acordo com os hábitos alimentares. A ferramenta leva em consideração a idade do indivíduo e os tipos de alimento que ele consome, como a ingestão de frutas, vegetais, grãos integrais, grãos refinados, nozes, legumes, peixe, ovos, leite/laticínios, carne vermelha, carne processada e bebidas açucaradas

Durante o estudo, foi criado uma calculadora gratuita e interativa chamada por Food4HealthyLife, que facilita a estimativa do efeito benéfico de qualquer grupo de alimentos na longevidade de uma pessoa. A calculadora leva em conta a idade do indivíduo e os hábitos saudáveis de alimentação dele.

Segundo o Professor Fadness – uma das fontes da pesquisa – comer leguminosas, grãos integrais e reduzir o consumo de carne vermelha e alimentos processados são uma das formas mais eficazes para uma ter dieta balanceada e aumentar a longevidade.

Mudar os hábitos alimentares nem sempre é fácil e não acontece de uma hora para outra, pois requer disciplina. Mas quando você conhece todos os benefícios que a alimentação saudável traz, a tarefa pode se tornar mais prazerosa. palpável.

Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e evite comer alimentos industrializados, eles são ricos em sódio e gorduras saturadas, e podem contribuir para o aumento de peso e doenças cardiovasculares. Cozinhar também é uma forma de estar no controle do que você consome! Se você não tem o hábito de cozinhar, comece pelo básico, separe receitas que lhe agradem e são de fáceis preparos.

Com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde - OMS e do Guia alimentar para a população brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, reunimos aqui pontos a serem considerados na hora de planejar uma refeição:

. Inclua na dieta alimentos de origem vegetal: costumam ser boas fontes de fibras, ricos em vitaminas e de vários nutrientes.

. Consuma alimentos com baixo teor de açúcar, limitando a frequência de bebidas açucaradas e ingestão de doces.

. A ingestão de vegetais e frutas deve fazer parte da rotina. O recomendado é a ingestão de aproximadamente 400g por dia.

. Opte por uma dieta com pouco sal. A ingestão total de sal não deve ser superior a uma colher de chá (5g) por dia, incluindo o sal do pão e alimentos processados, curados e em conserva. 

Além da mudança de hábitos na dieta, a ingestão de água não pode ficar de fora quando falamos em alimentação saudável. Beba de 1,5 a 3 litros de água por dia, pois aumenta a saciedade diminui a sensação de fome, melhora a digestão e o funcionamento do intestino, além de reduzir a retenção de líquidos.

Optar por uma alimentação equilibrada é um passo importante para um estilo de vida mais saudável.

Fontes:

Guia Alimentar para a população brasileira
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view

World Health Organization
https://www.who.int/europe/news-room/fact-sheets/item/a-healthy-lifestyle--who-recommendations

Estudo Global Burden of Disease
https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1003889

Sociedade Brasileira de Clinica Médica
https://www.sbcm.org.br/v2/index.php/artigos/753-a-importancia-de-bons-habitos-alimentares

Associação Brasileira de Nutrologia
https://abran.org.br/2017/07/15/pequenas-mudancas-na-dieta-aumentam-a-expectativa-de-vida/

02 | agosto | 2022
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você está ciente de tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.