Hábitos simples podem melhorar a qualidade de vida
Uma rotina que prioriza a saúde é essencial para melhorar a qualidade de vida em todas as esferas, seja em termos físico, mental ou emocional. Até as relações pessoais podem ser impactadas por uma vida mais saudável, como chamar um amigo ou familiar para praticar atividade física em que todos se divirtam, cozinhar uma refeição nutritiva e muito mais! É isso mesmo: manter hábitos saudáveis não precisa ser difícil. Pequenas mudanças no dia a dia já farão a diferença!
Mas por onde começar? Segundo a definição do dicionário, hábito é o ato de agir constantemente de certo modo, adquirida pela frequente repetição. Por isso, começar aos poucos é uma boa forma de se adaptar a uma nova rotina, sem mudanças abruptas que podem te desanimar!
Cada movimento conta! A atividade física regular tem forte contribuição na prevenção de doenças cardíacas, perda de memória e diabetes tipo 2. Os dados divulgados pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) mostram que até 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa fisicamente. Segundo diretrizes Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física pode ser praticada por todas as pessoas, de diferentes idades e habilidades, de forma individualizada, atendendo às necessidades de cada corpo.
E você pode começar hoje mesmo, incluindo na sua rotina algumas ações:
. Se você permanece a maior parte do dia sentado, lembre-se de levantar um pouco em intervalos de uma hora. Vale levantar para buscar água e até ir a um banheiro mais longe;
. Evite ficar parado na mesma posição: mesmo enquanto estiver no celular ou televisão, tente trocar de posição e ajeitar a postura!
. Inclua atividades simples, que movimentem mais o corpo. Por exemplo, fazer tarefas domésticas, cuidar das plantas e brincar com seu pet!
. No local de trabalho ou onde você estuda, opte por subir escadas ao invés de usar o elevador;
. Mexa-se um pouco e alongue o corpo: movimente os braços, ombros, punhos e dedos, se alongando sempre que possível!
Para a prática de atividade física, lembre-se de que sono e alimentação adequada e saudável também têm impacto importante. Isso porque é preciso fornecer quantidades adequadas de calorias para equilibrar o gasto energético e manter a força, resistência, massa muscular e saúde geral. A alimentação deve ser diversificada para suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais. Quando a ingestão diária não é atendida, os suplementos nutricionais podem auxiliar no complemento da dieta do indivíduo de acordo com orientação de profissional qualificado.
Para você colocar em prática, deixamos algumas dicas fáceis de seguir:
. Coma alimentos variadosem pelo menos, três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar.
. Faça das refeições um momento agradável
. Coma sempre frutas e verduras da época
. Tome água várias vezes ao dia
Referências:
https://www.endocrino.org.br/plano-alimentar-o-papel-do-nutricionista/
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/desmistificando_duvidas_sobre_alimenta%C3%A7%C3%A3o_nutricao.pdf
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2022/como-diminuir-o-comportamento-sedentario
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/documentos/pdf/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf
https://www.paho.org/pt/noticias/26-11-2020-oms-lanca-novas-diretrizes-sobre-atividade-fisica-e-comportamento-sedentario
24 | janeiro | 2023
arrow_backward Ver mais matérias