Bem-vindo(a) ao Biolab Studio! Este é um portal de conhecimento médico-científico, desenvolvido pela Biolab Farmacêutica, com um rico acervo de materiais voltados para profissionais da saúde prescritores.
Você é nosso convidado para se cadastrar e acessar os conteúdos.
Menu

Indisposição? Pode ser indício de carência de vitamina B12

A vitamina B12 tem papel fundamental na manutenção de várias funções do corpo humano e sua presença é indispensável em uma alimentação equilibrada. 

Também conhecida como cobalamina, ela faz parte do complexo B e está diretamente envolvida na formação das células sanguíneas e dos neurônios, e é muito importante para a manutenção da bainha de mielina — estrutura que conduz os impulsos elétricos e integra a comunicação entre os neurônios. 

A deficiência de B12 pode causar complicações neurológicas e hematológicas (no sangue), pois ela é responsável pelo funcionamento de várias células e manutenção do metabolismo e do sistema nervoso, além de participar da síntese do DNA. Quando falamos em deficiência, o estudo realizado pelo Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial estima que 20% da população de países industrializados tenham deficiência da vitamina. 

Apesar das manifestações neurológicas serem predominante, a deficiência desta vitamina pode afetar outras partes do corpo, resultando em diversas complicações, como anemia perniciosa, disfunções gastrointestinais e, até mesmo, problemas cardiovasculares. 

Nem todo mundo apresenta sintomas, muitos podem ser assintomáticos e descobrir a deficiência após uma investigação médica. Mas, em geral, os sintomas podem apresentar palidez e pele amarelada; extrema fraqueza e fadiga; falta de ar e tontura; redução no sentido do tato, problemas para caminhar e de visão, e ausência de apetite e perda de peso.

A vitamina B12 pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como peixes, frutos do mar, carnes, derivados do leite e ovos. Ela não foi encontrada em alimentos de origem vegetal. Por isso, é comum que vegetarianos e veganos tenham deficiência dessa vitamina. No entanto, a falta dessa vitamina também pode estar relacionada à idade e a certas doenças do trato gastrointestinal, como doença celíaca e doença de Crohn. Bebês de mães que não consomem carne e pessoas que realizaram procedimentos gastrointestinais também fazem parte do grupo de risco.

Para saber se você tem deficiência de vitamina B12, é preciso fazer exames laboratoriais. Se ficou em dúvida, busque a orientação de um profissional para indicar a melhor forma de suplementação. Aliás, com o avanço da tecnologia, é possível encontrar opções de suplementos veganos que atendem às necessidades diárias.

Fontes:

https://www.biolabemcasa.com.br/produtos/ativb-1000mcg-com-30-comprimidos

https://abran.org.br/imprensa/noticia/associacao-da-ingestao-de-vitamina-b-12-de-laticinios-e-de-carnes-na-diminuicao-do-risco-de-baixo-status-e-deficiencia-de-vitamina-b-12

https://codeagro.agricultura.sp.gov.br/cesans/artigo/170/vitamina-b12

https://svb.org.br/vegetarianismo-e-veganismo/saude/#:~:text=A%20vitamina%20B12%20est%C3%A1%20ausente,os%20on%C3%ADvoros%2C%20tamb%C3%A9m%20muito%20importante.

https://old.svb.org.br/images/livros/alimentacao-vegetariana2019-web-.pdf

https://www.scielo.br/j/jbpml/a/ds8PKDSTTBsXBhtfHqncT8M/#:~:text=Em%20pa%C3%ADses%20industrializados%2C%20estudos%20epidemiol%C3%B3gicos,de%20vitamina%20usada%20no%20estudo).

23 | outubro | 2023
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você está ciente de tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.