As precauções com a saúde cardiovascular são essenciais para garantir vida longa e saudável. De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares causam cerca de 400 mil de mortes por ano, sendo a calcificação arterial um dos agravantes para infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial periférica.
Você já ouviu falar dessa condição? Nós te explicamos: Com o passar dos anos pode ocorrer o acúmulo de cálcio nas artérias. Esse processo, conhecido como calcificação arterial, causa o enrijecimento das artérias e prejudica a circulação do sangue.
Apesar de o cálcio ser o principal mineral encontrado nos ossos e dentes, sua presença não se limita apenas a eles, já que aproximadamente 1% é encontrado no sangue. Além disso, com o avanço da idade a concentração desse mineral pode ser vista em outras partes do corpo.
Há ainda fatores de risco capazes de agravar a doença, como sedentarismo, tabagismo, diabetes, insuficiência renal, hipertensão arterial e o próprio histórico familiar.
A vitamina K2 é uma das opções para auxiliar a prevenção dessa condição. Isso porque a Menaquinona-7 (nome técnico da vitamina K2), , age como regulador do metabolismo de cálcio e ajuda a direcionar o mineral para os ossos, inibindo sua deposição nas paredes das artérias.
Você pode estar se perguntando onde encontrar a vitamina K2. A Mequinona-7 está presente em queijos, gema do ovo, carnes e em alimentos não tão comuns na nossa cultura, como Natto, iguaria tradicional japonesa feita com soja fermentada. Por isso, suplementar é uma alternativa segura quando não é possível fornecer a quantidade necessária de K2 ao corpo com as refeições do dia.
A suplementação dessa vitamina é importante, mas precisa ser aliada a um estilo de vida mais saudável! Confira a lista que preparamos com hábitos fundamentais para prevenir e controlar a calcificação arterial:
. Praticar atividades físicas diariamente
. Optar por alimentação saudável
. Controlar a hipertensão arterial
É fundamental contar com o acompanhamento de um médico angiologista tanto para a prevenção quanto para o tratamento de pacientes que já possuem a condição em estágio avançado. O especialista determina a dose adequada de
vitamina K2 a ser ingerida, além de orientar tratamentos específicos para cada caso. Procure um médico e cuide da sua saúde – todos os dias!
Fontes:
https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/JAHA.120.020551
https://bvsms.saude.gov.br/usar-o-coracao-para-cada-coracao-29-9-dia-mundial-do-coracao/#:~:text=No%20Brasil%2C%20cerca%20de%2014,todos%20os%20%C3%B3bitos%20no%20pa%C3%ADs
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4566462
https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/calcio-funcoes-plenamente-reconhecidas-de-nutrientes/#:~:text=O%20c%C3%A1lcio%20%C3%A9%20o%20mineral,eventos%20intracelulares%20em%20diversos%20tecidos.
https://www.scielo.br/j/rbr/a/4QNh3RBZgWPWQWsk58KjmdB/x