Bem-vindo(a) ao Biolab Studio! Este é um portal de conhecimento médico-científico, desenvolvido pela Biolab Farmacêutica, com um rico acervo de materiais voltados para profissionais da saúde prescritores.
Você é nosso convidado para se cadastrar e acessar os conteúdos.
Menu

Você sabe o seu nível de colesterol?

Apesar de parecer um grande vilão (sem cuidados, ele realmente pode se tornar um), o colesterol é formado por gorduras muito importantes para os seres vivos e que funcionam como reserva energética, isolante térmico e muitas outras funções. Ele é dividido em dois tipos:
 
O HDL (Lipoproteínas de Alta Densidade)  é uma partícula associada ao colesterol e é responsável por conduzi-lo para o fígado, onde será quebrado e removido. Esse tipo auxilia a produção de hormônios como cortisol (auxiliar do controle do estresse), vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão, por exemplo.
 
Já o LDL (Lipoproteínas de Baixa Intensidade) acumula excesso de gordura nas artérias, obstruindo a passagem do sangue. Nesse caso, o chamamos de "colesterol ruim" porque é responsável por problemas cardiovasculares como aterosclerose, infarto, AVC, insuficiência cardíaca e insuficiência vascular periférica.
 
Vale ressaltar que cerca de 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio fígado, enquanto os outros 30% vêm da alimentação e, nesse caso, o nível alto pode desencadear doenças e complicações cardiovasculares graves.
 
Um ponto de atenção: o colesterol alto é detectado por exames laboratoriais. Então, mantenha os exames em dia com acompanhamento de um médico que pode interpretar os resultados e encaminhar para o tratamento adequado.
 
O problema é sério. De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) 67% dos brasileiros desconhecem sua própria taxa de colesterol, enquanto 40% da população adulta e 20% das crianças e adolescentes têm esses índices elevados.
 
Vale também desmistificar um mito: nem só pessoas obesas sofrem com colesterol ruim. O LDL em altos níveis pode afetar qualquer pessoa por questões genéticas e, principalmente, aquelas que possuem hábitos ruins de saúde, impactando desde crianças até adultos, independente do peso.
 
Parte importante desse processo de prevenção e controle envolve adotar estilo de vida que inclua alimentos saudáveis e exercícios físicos.
 
Fica a dica: durante as refeições diárias evite frituras e alimentos industrializados, como fast food e carnes ricas em gordura. Veja algumas dicas de alimentos ricos em nutrientes, fibras e omêga-3 que podem (e devem) estar na sua lista do supermercado!
 
O omêga-3 pode ser encontrado nos frutos do mar e peixes
As carnes são fontes de proteínas, mas prefira as magras
Arroz integral, farinha de trigo integral, milho, soja e aveia possuem altas quantidades de vitamina E, complexo B e ferro
Os legumes e verduras são ricos em fibras
Para aumentar a quantidade de cálcio, leite e seus derivados. Atenção: opte pelos desnatados 
 
Curiosidade: o Ministério da Saúde estabeleceu o Dia Nacional da Prevenção e Controle do Colesterol no dia 8 de agosto. O objetivo é conscientizar a população brasileira sobre os riscos do colesterol alto e contribuir para a redução das doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de mortalidade no Brasil.
 
Quanto antes as mudanças forem colocadas em prática, melhor serão os resultados para a sua saúde!
 
Fontes:
https://www.portal.cardiol.br/post/sbc-alerta-controle-do-colesterol-%C3%A9-fundamental-para-minimizar-riscos-de-doen%C3%A7as-cardiovasculares
 
https://www.portal.cardiol.br/post/aumenta-o-n%C3%BAmero-de-mortes-por-doen%C3%A7as-cardiovasculares-no-primeiro-semestre-de-2021
 
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2022/colesterol-o-que-isso-quer-dizer
 
https://www.capital.sp.gov.br/noticia/nesta-terca-feira-08-comemora-se-o-dia-internacional-do-colesterol-como-um-alerta-a-populacao#:~:text=De%20acordo%20com%20a%20Sociedade,adolescentes%20t%C3%AAm%20esses%20%C3%ADndices%20elevados
 
https://www.portal.cardiol.br/post/alimenta%C3%A7%C3%A3o-inadequada-aumenta-risco-para-doen%C3%A7as-card%C3%ADacas-alerta-sbc
 
https://www.scielo.br/j/abc/a/Yt5zyLkkfG8ms6rKcJ7TNWc/?lang=pt
11 | agosto | 2023
arrow_backward Ver mais matérias
SAC 0800 724 6522
faleconosco@biolabfarma.com.br
Fique conectado
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você está ciente de tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa nova Política de Privacidade.