Environmental management is one of the central pillars of Biolab's sustainability practices and the company is continuing its journey of implementing programs aimed at reducing environmental impacts and the conscious use of resources. Biolab adopts strict measures for selective collection, monitoring and mitigating the environmental impacts of its operations, with a focus on preserving the ecosystems where it operates and ensuring compliance with environmental regulations.
Um dos principais projetos ambientais da Biolab envolve o uso sustentável da biodiversidade brasileira. A empresa lançou em 2025 o Higicalm, sabonete íntimo à base de barbatimão (Stryphnodendron adstringens), uma planta nativa do Brasil, em parceria com comunidades locais, promovendo a conservação da biodiversidade e incentivando práticas de extração sustentável. Esse compromisso com a proteção ambiental também se reflete em iniciativas de digitalização de processos na linha de produção, com o objetivo de reduzir o consumo de papel e outros materiais, otimizando o uso de recursos e diminuindo a geração de resíduos.
Outro destaque é o complexo industrial da Biolab em Pouso Alegre (MG), que tem capacidade de produção para mais de 400 milhões de unidades por ano, e em 2025 recebeu o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essa expansão foi planejada com base em critérios de sustentabilidade, e a empresa busca obter certificações internacionais, como as da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) e Agência Europeia de Medicamentos (Agência Europeia de Medicamentos), para garantir que seus produtos atendam aos mais altos padrões de qualidade e responsabilidade ambiental.
A Biolab acompanha e monitora a eficácia das práticas de gestão de resíduos e consumo de água por meio de um sistema robusto que inclui auditorias internas, práticas de “Gemba”, gestão de indicadores e reuniões de controles industriais. Além disso, os Comitês de Redução de Perdas discutem processos e implementam ações e projetos de melhoria contínua nos processos de fabricação, visando reduzir o desperdício de materiais e água, bem como aumentar a eficiência operacional.
Conquistas 2024/2025

65% dos resíduos gerados nas atividades da Biolab são direcionados para reciclagem.

Cerca de 90% da energia utilizada pela Biolab vem de fontes renováveis, seja por meio do mercado livre de energia ou energia solar.
Achievements 2023/2024
Reduction of 3.5% in waste generation in 2023/2024, captured through Waste Transport Manifests (MTRs).
Redução de 1,5% no consumo de energia elétrica em 2023/2024, nas unidades de Taboão da Serra, Jandira, Itapevi, Bragança Paulista e Pouso Alegre.
100% of industrial effluent generated in 2023/2024 collected and directed to own Effluent Treatment Plants (ETEs).

