close

High cholesterol in childhood? What you need to know to protect children's health

Published in 27 de November de 2025

Quando pensamos em colesterol alto, geralmente associamos essa condição ao público adulto. Mas a realidade é que esse problema também pode aparecer na infância e na adolescência e trazer riscos que se estendem para a vida adulta. Segundo especialistas, detectar cedo o aumento dos níveis séricos de colesterol e adotar medidas preventivas são ações essenciais para reduzir complicações cardiovasculares no futuro.

Afinal, o que é colesterol?

O colesterol é uma gordura fundamental para o organismo, usada na formação de células, hormônios e vitaminas. O problema acontece quando os níveis ficam elevados, principalmente o LDL (“colesterol ruim”), que pode se acumular nas artérias e formar placas de gordura.

Por sua vez, o HDL (“colesterol bom”) faz o papel de elemento protetor, já que ajuda a retirar o excesso de colesterol da circulação. Já os triglicérides (TG), quando em níveis altos, também aumentam o risco de desenvolver doenças do coração.

Essa combinação de alterações é chamada de dislipidemia (DLP).

Causas do colesterol alto em crianças

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), as concentrações de colesterol podem se elevar por dois fatores principais:

  • genética: em casos raros, doenças como a hipercolesterolemia familiar mantêm os níveis altos de colesterol mesmo em crianças com bons hábitos de vida;
  • estilo de vida: é a causa mais comum, ligada ao sedentarismo e à alimentação rica em frituras, doces, refrigerantes e ultraprocessados.

Vale destacar que crianças magras também podem ter colesterol alto, especialmente em casos de predisposição genética.

Como e quando diagnosticar

O exame laboratorial de sangue chamado perfil lipídico mede as concentrações de colesterol total, LDL, HDL e triglicérides. Segundo as diretrizes:

  • todas as crianças devem fazer o primeiro exame entre os 9 e 12 anos de idade, antes de atingir a puberdade;
  • crianças com obesidade, diabetes ou histórico familiar devem iniciar o acompanhamento mais cedo, entre os 2 e 8 anos de idade;
  • atualmente, não é mais necessário jejum para realizar o exame.

Nos casos de suspeita de hipercolesterolemia familiar, os níveis de LDL podem ultrapassar 190 mg/dL em crianças (uma medida isolada não é suficiente para diagnóstico, portanto é necessário fazer o acompanhamento do paciente). Além disso, o histórico de infarto precoce ou morte súbita em familiares deve ser levado em conta.

Prevenção e exames

A boa notícia é que, na maioria dos casos, o colesterol alto infantil pode ser controlado com mudanças no estilo de vida.

Alimentação
  • Prefira frutas, verduras, legumes, peixes, frango, leite e queijos magros.
  • Evite frituras, biscoitos recheados, bolos, refrigerantes e ultraprocessados em geral.
Atividade física
  • Reduza o tempo em frente às telas.
  • Estimule brincadeiras ao ar livre, a prática regular de esportes e atividades que mantenham as crianças em movimento.
Acompanhamento médico
  • Nos casos de hipercolesterolemia familiar, apenas a mudança de hábitos pode não ser suficiente. O uso de medicamentos pode ser indicado pelo especialista, de acordo com a idade e o risco cardiovascular.

Quer mais dicas sobre prevenção? Confira também: cuidar da saúde dos pequenos

O colesterol alto na infância é silencioso, mas as consequências podem aparecer no futuro, com o aumento do risco de doenças cardiovasculares. Por isso, a prevenção deve começar cedo, com a realização de consultas regulares, exames de rotina e a adoção de hábitos saudáveis no dia a dia.

Cuidar da saúde das crianças hoje é garantir que elas cresçam mais fortes, ativas e preparadas para o amanhã.

Source:
https://jornal.usp.br/atualidades/colesterol-alto-nao-preocupa-somente-adultos-mas-tambem-criancas/
https://www.sbp.com.br/pediatria-para-familias/doencas/colesterol-aumentado-em-criancas/
https://drive.google.com/file/d/1soj_iH1A1NUa9KKNgHYHeb2XWzpLpNeR/view
https://www.endocrino.org.br/media/sbd_sbem_ebook_(2)_(1).pdf

Copyright © Biolab | Rights Reserved - 2025